A Noite Não Pára! * Noite Q'a Ta Pára! * The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! * ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma! * W Nocy Nie Zatrzymać

terça-feira, março 16, 2010

"Odivelas em Banda Desenhada", a (re)ver no Centro de Exposições

No passado dia 5 de Março, a Turma B do EFA, de nível Secundário, realizou uma autêntica viagem pelo Concelho, ao visitar a Exposição "Odivelas em Banda Desenhada", patente no Centro de Exposições da Cidade.
Depois de um daqueles dias aos quais nos fomos acostumando nos últimos tempos, repleto de ventos e fortes chuvadas, a noite trouxe a calma necessária para o passeio pedestre há muito agendado - não fosse a abundante água que teimava em cobrir estradas e passeios e nada faria supor que estávamos num rigoroso dia de Inverno. O passeio nocturno, entre a ESO e o Centro de Exposições de Odivelas, sito no Jardim da Música, serviu para a partilha, entre todos, de conhecimentos, experiências e histórias de Odivelas.
A chegada à Exposição trouxe uma grande surpresa a quem estava à espera de encontrar uma exposição "tradicional". Em seu lugar, estava uma atractiva exibição dos desenhos originais do criador de BD, Paulo Rijo, com textos da historiadora Maria Máxima Vaz, onde se narrava a história de Odivelas, a partir de uma linguagem simples, mas eficaz na apresentação de alguns momentos mais marcantes da história local.
De desenho em desenho, os Formandos revezavam-se como leitores/oradores, tornando ainda mais viva esta exposição, que terminou no momento da subida de Odivelas a Concelho. Muitas perguntas daqui foram emergindo, algumas esclarecidas, por uns ou por outros, outras cuidadosamente guardadas para serem colocadas à especialista no assunto: a historiadora Máxima Vaz, que acedeu ao repto da Profª Helena Silvestre e aceitou ir à ESO falar sobre o Concelho.
No final da exposição, os comentários foram deixados no respectivo livro e ainda houve tempo para uma partilha de opiniões na "sala de chá", antes do regresso à ESO.
Obrigado a Sónia Nunes (Profª de Cultura, Língua e Comunicação) pelo Texto e Fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário