A Noite Não Pára! * Noite Q'a Ta Pára! * The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! * ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma! * W Nocy Nie Zatrzymać

domingo, março 07, 2010

Basta!

Tinha doze anos, o Leandro! Frequentava a escola, como qualquer outro rapaz daquela idade...
Farto de humilhações, ofensas verbais e tareias que até o empurraram para o hospital, cansado de se queixar sem ser ouvido, incapaz de chorar mais em silêncio sem encontrar soluções, Leandro decidiu dizer "BASTA" e terminou com o sofrimento insuportável que vivia!
Abominável o bullying, intolerável o silêncio, imperdoável a inércia escolar, execrável a impunidade dos agressores!
O Leandro deixou de sofrer porque ele deixou de ver sentido para a Vida. Mas, a Vida dele tem que significar muito e para muitos! A Vida dele tem que triunfar e vencer o medo e a dor provocada por aqueles que o agrediram, por aqueles que assistiram sem intervir, por aqueles que arquivavam queixas e reclamações e por todos nós que nos calamos rapidamente depois de conhecer estes casos de bullying!
Todos seremos coniventes com essas agressões se continuarmos sem nada fazer para mudar comportamentos, punindo os agressores e ajudando as vitimas! E para isso temos que elevar as nossas vozes, fazer ecoar o grito surdo do Leandro e dizer, firmemente, na escola, em casa, no emprego: BASTA!BASTA! BASTA!
É urgente a Tolerância ZERO ao Bullying!

Obrigado aos Alunos de Área de Projecto da Escola Secundária Marques Castilho (Águeda) por terem publicado este excelente trabalho escolar!

2 comentários:

  1. Pois, realmente seria muito bom que acabasse o bulling, mas isso é impossível, enquanto houver alunos que não respeitam o espaço dos outros tidos como mais fracos em termos fisícos.
    O Leandro cansou-se de sofrer e a única maneira de ele pôr fim a esse sofrimento foi se suicidando, visto que quem o devia proteger falhou, que foi a escola e o os pais.
    Onde é que estavam esses pais e os professores que não detectaram os sinais nesta criança?
    É INDESCULPÁVEL

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este trabalho dos alunos da Escola Secundária Marques Castilho de Águeda.
    Parabéns e que apareçam mais alunos como estes que tiveram a coragem de fazer um trabalho a incentivar á denúncia de abusos.

    ResponderEliminar