As Comemorações dos Dias Internacionais servem para homenagear, glorificar mas também para denunciar realidades por vezes esquecidas ou teimosamente não esclarecidas...
O 8 de Março é um deles... Homenageiam-se as Mulheres que em várias partes do Mundo lutaram, sós ou em grupo, por direitos tão básicos como o da vida, o do trabalho, o do voto, o da instrução, enfim, aquelas que foram presas, torturadas e até mortas por reivindicarem gestos/valores tão simples inerentes aos Direitos Naturais. Nesse processo glorificam-se as que deram o rosto e que servem de exemplo a qualquer ser humano pela determinação na luta por uma vida mais digna e justa! Mas, também se denunciam males que ainda perduram teimosamente como a violência doméstica, a diferenciação salarial, a discriminação na progressão de carreira, a mutilação genital, a intolerância religiosa, etc.
Infelizmente, lindos discursos, ofertas de flores e cartazes românticos enchem um dia para calar todos os outros dias do ano! Só a mudança do pensar, sentir e de agir de Homens e Mulheres pode dignificar verdadeiramente este dia ao ponto de o tornar obsoleto!
Mudança que exige uma realidade de iguais oportunidades aos seres humanos, independentemente do sexo!
Mudança que exige maior e melhor solidariedade entre as próprias Mulheres, enfim, entre a real maioria populacional do Planeta Terra! Se todas falassem e agissem em uníssono, a voz feminina alteraria o rumo do Mundo!
Até lá, impõe-se a interajuda masculina...efectiva e não só a 8 de Março!
Enquanto o Mundo não muda, importa mudar aos poucos, todos os dias, e a ESO é exemplo disso...
Aqui na ESONOITE muitas Mulheres lutam pela Mudança ao desenvolverem um percurso de aprendizagem ao longo da vida, vencendo com determinação o cansaço do horário de trabalho e dos afazeres familiares! E a Mudança está aí... Há 20 anos seria impensável vê-las na ESO a encherem os corredores e as salas de aula da escola tal como a brilharem nas pautas das classificações da Escola, orientadas por outras tantas Mulheres!
O importante é acreditar!
ResponderEliminarAs mulheres estão na linha da frente na mudança das mentalidades, afinal de contas são especialmente elas que educam as crianças :)
NÓS MULHERES, SOMOS MESMO LINDAS!!!
ResponderEliminarEu sou a vestidinho amarelo, o risco ao meio é que não condiz com o meu penteado...