Aceite o desafio lançado pelo Projecto A Noite Não Pára!, os Alunos do Curso EFA Básico, do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis e da Turma de Português para Falantes de Outras Línguas arregaçaram as mangas, pegaram nas canetas ou agarraram-se aos teclados dos computadores, e incentivados pelas Professoras Ana Ferraz (TIC), Helena Baian (Português para Falantes de Outras Línguas), Isabel Marques (História A e CLC) e Maria Delfina Pereira (Português e Francês), recordaram os festejos do Natal nas respectivas terras, enviando-nos textos super-personalizados.
E que textos! Tantos e tão ricos... Fruto de uma verdadeira multicuralidade natalícia!
A criatividade, a sinceridade e o cunho pessoal com que marcaram os textos surpreenderam o Júri do Desafio Multicultural 2009. A originalidade das mensagens, escrita com maior ou menor esforço, com maior ou menor qualidade linguística, denotou o grande desejo dos concorrentes-participantes em partilhar, com todos, alguns momentos muito especiais: a comemoração do Natal com os entes mais queridos, vividos de acordo com a respectiva cultura e região!
A tarefa do Júri em seleccionar os cinco melhores textos natalícios e em destacar três em especial tornou-se impossível! Como valorizar uns em detrimento de outros se todos, em conjunto se completavam? Como premiar tão alta participação?
Enfim, optou-se por apresentar todos os textos que expressaram um testemunho personalizado, reflexo geo-cultural de um povo, habitante deste Mundo que é a nossa Terra! Sem correcções linguísticas ou retoques de professores visto que qualquer texto aqui publicado espelha a realidade dos nossos alunos. Interessados, empenhados e muito determinados em comunicarem, apesar de algumas dificuldades de língua: verdadeiros exemplos da ESONOITE!
Sem vencedores nem vencidos, os trabalhos mais interessantes merecem ser publicados, agrupados por origens geográficas e por ordem alfabética para não ferir qualquer susceptibilidade!!!
Parabéns aos participantes! Parabéns a todos que podem saborear estes textos que aqui publicamos! São verdadeiras prendas de Natal! Obrigado a todos que colaboraram neste Natal multicultural!
Sem comentários:
Enviar um comentário