A Noite Não Pára! * Noite Q'a Ta Pára! * The Night Doesn't Stop! * Die Nacht Hört Nicht Auf! * Noaptea Lucram Tot Timpul! * ночью не прекращается !* La Noche No Se Detiene! * Notte Non Si Ferma! * W Nocy Nie Zatrzymać

domingo, fevereiro 06, 2011

O Direito à Igualdade: Igualdade de Oportunidades

- Quem Somos?
- Os resistentes do 2º ano do CURSO EFA Básico.
Mais uma vez no dia 4 de Fevereiro de 2011, pelas 19h30m, na Biblioteca da Escola Secundária de Odivelas, estivemos "em palco" para apresentarmos uma nova Actividade Integradora, subordinada ao tema: "O Direito à Igualdade: Igualdade de Oportunidades".
- Que nervosismo! Preparar cenários, colocar cartazes e verificar o funcionamento das ferramentas tecnológicas a utilizar...!
O relógio já marca 19h30m... o público escolar entra para assistir à apresentação do trabalho, partilharmos saberes e convivermos!
Fizemos muita pesquisa: anúncios de emprego com referências discriminatórias; artigos; legislação sobre direitos individuais, deveres, garantias dos trabalhadores na constituição da República Portuguesa (C.R.P.), relativamente a discriminações, quanto à idade, sexo, cor, raça e estado civil. Escolhemos um anúncio de oferta de emprego para Polidor (Envernizador) de Madeira (M/F).
Uma tipologia diversa de textos foi apresentada: texto informativo-expositivo, sobre os direitos individuais do trabalhador em power point, baseados na Constituição Portuguesa; elaboração e análise de gráficos; dramatização de um diálogo em língua inglesa, num restaurante (antes da entrevista - oferta de trabalho); dramatização da entrevista aos candidatos ao emprego (texto com as respostas de acordo com o CV de cada candidato e com o anúncio escolhido) onde se procurou colocar em evidência que apesar de muita informação e da lei ainda se continua a discriminar e a praticar a desigualdade em função da idade e do género. Finalmente o visionamento de um pequeno filme inspirado no poema "É urgente o Amor" de Eugénio de Andrade, transmitindo várias mensagens alusivas ao tema focado, sendo uma delas a mensagem de "Esperança" de um "Mundo Melhor".
Obrigado a Natália Esteves (Professora de Português e de LC) pelo Texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário