O temporal de sábado e domingo convidava a ficar em casa, no quentinho, a ver um filme, a conversar com amigos ou a namorar...mas os combatentes portugueses das trincheiras da Flandres da Grande Guerra mereciam ser revisitados, conhecidos e compreendidos!
Sendo assim, os alunos dos Cursos EFA S C2 e EFA S A1, acompanhados por familiares de várias gerações e por duas professoras, Isabel Marques (Cultura, Língua e Comunicação) e Maria João Campos (Cidadania e Profissionalidade), rumaram à Rua da Escola Politécnica, nº 60 para visitarem a Exposição "Portugal nas Trincheiras. A I Guerra da República", organizada pelo Museu da Presidência da República. A Visita começou por volta das 19.30 e terminou passadas 2h de viagem ao passado, guiada por uma Professora entusiasmada e muito faladora, devidamente assistida pelos dois participantes mais novos, o Diogo e o Alexandre! Até o som do tiroteio e dos bombardeamentos criaram um clima muito, muito especial, agregando outros visitantes do Museu ao grupo visitante!
Na manhã de Domingo, de metro ou de automóvel, contra ventos e uma teimosa chuva, os Alunos do 11º1ª e 12º 1º do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis, acompanhados por familiares e por Antigos Alunos do E. Recorrente, as distintas e veteranas Carmen e Judite, e pelas professoras Isabel Marques (História A) e Ana Ferraz (Tecnologias de Informação e Comunicação), deslocaram-se, muito bem dispostos, à mesma Exposição.
Aí exploraram tudo, analisaram todos os pormenores, fotografaram tudo, questionaram e participaram entusiasmando a Professora-guia que se encantava com tanto interesse dos participantes pelos combatentes que tanto gosta de estudar e de divulgar!
A Guerra e a História da participação portuguesa na I Guerra Mundial (teatro de operações europeu) foi o pretexto para reunir um grupo significativo, e por isso representativo, do Ensino Nocturno da ESO que mais uma vez aderiu a uma actividade/sugestão do Projecto A Noite Não Pára! Éramos cerca de 40 inscritos mas rapidamente os dois grupos de Alunos da ESO cativaram os outros visitantes do Museu que se juntaram e trocaram impressões: muitos Alunos e Visitantes emocionaram-se perante os testemunhos de guerra apresentados nesta fantástica Exposição!
Fomos à Guerra e saímos de lá com uma certeza: só se falando e conhecendo as História(s) das guerra(s) é que se consegue prevenir a eclosão da GUERRA!
Parabéns e Obrigado a todos aqueles que largaram o conforto do sofá para conhecerem esta Exposição!
Parabéns e Obrigado àqueles que organizaram esta Exposição que há muito fazia falta no cenário historiográfico e de divulgação ao grande público! A Drª Elsa Santos Alípio e toda a sua equipe está de Parabéns pelo trabalho realizado e pela simpatia com que receberam a Escola Secundária de Odivelas!
Nota: Isabel Pestana Marques agradece a oportunidade que teve para transmitir junto dos seus Alunos (estudantes-trabalhadores), verdadeiros combatentes do estudo e da vida, a História dos Entrincheirados do C.E.P. que transformaram a sua vida e que lhe deixam sempre Saudade!





Em Veneza, a sofisticação misteriosa recorda luxos de outrora...
Em qualquer parte do Mundo, as Tradições são respeitadas ou reinventadas... por mãos criativas de crianças!




Cartão de S. Valentim de Teresa Quaresma (Aluna do E. Recorrente, 12 º 1 ª) para Profs. 










