O temporal de sábado e domingo convidava a ficar em casa, no quentinho, a ver um filme, a conversar com amigos ou a namorar...mas os combatentes portugueses das trincheiras da Flandres da Grande Guerra mereciam ser revisitados, conhecidos e compreendidos!
Sendo assim, os alunos dos Cursos EFA S C2 e EFA S A1, acompanhados por familiares de várias gerações e por duas professoras, Isabel Marques (Cultura, Língua e Comunicação) e Maria João Campos (Cidadania e Profissionalidade), rumaram à Rua da Escola Politécnica, nº 60 para visitarem a Exposição "Portugal nas Trincheiras. A I Guerra da República", organizada pelo Museu da Presidência da República. A Visita começou por volta das 19.30 e terminou passadas 2h de viagem ao passado, guiada por uma Professora entusiasmada e muito faladora, devidamente assistida pelos dois participantes mais novos, o Diogo e o Alexandre! Até o som do tiroteio e dos bombardeamentos criaram um clima muito, muito especial, agregando outros visitantes do Museu ao grupo visitante!
Na manhã de Domingo, de metro ou de automóvel, contra ventos e uma teimosa chuva, os Alunos do 11º1ª e 12º 1º do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis, acompanhados por familiares e por Antigos Alunos do E. Recorrente, as distintas e veteranas Carmen e Judite, e pelas professoras Isabel Marques (História A) e Ana Ferraz (Tecnologias de Informação e Comunicação), deslocaram-se, muito bem dispostos, à mesma Exposição.
Aí exploraram tudo, analisaram todos os pormenores, fotografaram tudo, questionaram e participaram entusiasmando a Professora-guia que se encantava com tanto interesse dos participantes pelos combatentes que tanto gosta de estudar e de divulgar!
A Guerra e a História da participação portuguesa na I Guerra Mundial (teatro de operações europeu) foi o pretexto para reunir um grupo significativo, e por isso representativo, do Ensino Nocturno da ESO que mais uma vez aderiu a uma actividade/sugestão do Projecto A Noite Não Pára! Éramos cerca de 40 inscritos mas rapidamente os dois grupos de Alunos da ESO cativaram os outros visitantes do Museu que se juntaram e trocaram impressões: muitos Alunos e Visitantes emocionaram-se perante os testemunhos de guerra apresentados nesta fantástica Exposição!
Fomos à Guerra e saímos de lá com uma certeza: só se falando e conhecendo as História(s) das guerra(s) é que se consegue prevenir a eclosão da GUERRA!
Parabéns e Obrigado a todos aqueles que largaram o conforto do sofá para conhecerem esta Exposição!
Parabéns e Obrigado àqueles que organizaram esta Exposição que há muito fazia falta no cenário historiográfico e de divulgação ao grande público! A Drª Elsa Santos Alípio e toda a sua equipe está de Parabéns pelo trabalho realizado e pela simpatia com que receberam a Escola Secundária de Odivelas!
Nota: Isabel Pestana Marques agradece a oportunidade que teve para transmitir junto dos seus Alunos (estudantes-trabalhadores), verdadeiros combatentes do estudo e da vida, a História dos Entrincheirados do C.E.P. que transformaram a sua vida e que lhe deixam sempre Saudade!